Chaiévelym Gaspar - Blog da Chay

Chaiévelym Gaspar - Blog da Chay

11 janeiro 2015

Sigmund Freud - Mecanismo de Defesa

Oiiiiiiiiiiiie!!! Olha quem voltou?! Me desculpem a ausência por esses dias, fiquei super ocupada e não tive tempo que escrever para vocês... mas estou de volta. Trouxe para vocês hoje um assunto super interessante da matéria que eu mais gosto.


   Sigmund Freud foi um psiquiatra austríaco que inventou a ciência da psicanálise, desenvolvendo a interpretação de sonhos fazendo com que o paciente fale tudo que lhe vem à cabeça. 
   Freud escreveu sobre personalidade, inconsciente, mecanismos de defesa e entre outros... Hoje vou falar sobre mecanismos de defesa. 
Id (maior parte inconsciente, não conhece as regras morais e não sabe lidar com o não);
Ego (consciente, ajuda no equilíbrio do id e superego);
Superego (censura o id, consciência de juízo);

Freud observou que as pessoas manifestam mecanismos de defesa do ego de maneira a não enfrentar diretamente seus conflitos do id e do superego, mas tentando satisfazê-las de alguma forma. Os mecanismos de defesa mais frequentes: 
Recalque- sinônimo de repressão, é um impulso que é censurada pelo superego e reprimida pelo ego, mas a imagem reprimida tende em reaparecer de maneira indireta ou simbólica, que costumam expressar-se em sonhos, em lapsos ou atos falhos. (Ex.: trocar sem querer uma palavra pela outra).
Projeção - ocorre quando a pessoa fez algo que não aceita nela mesma, e como mecanismo de defesa, aponta no outro como defeito. (Ex.: apontar defeito em outra pessoa mas a mesma tem esse defeito).
 Racionalização - ocorre quando a pessoa busca excessivamente explicações lógicas para seus fracassos, mesmo que falsas. (Ex.: errar questões em uma prova e colocar a culpa no professor).
Sublimação - pessoa é exagerada em algo. Expressa esse conteúdo reprimido de maneira criativa e positiva. (Ex.: expressando-o em uma atividade artística, intelectual ou religiosa). 
   Freud diz que trazer a consciência esses conteúdos reprimidos, a entendê-las ajudaria o indivíduo a lhe dar com seus medos e se adaptar da melhor maneira a sua realidade concreta.

   Espero que tenham gostado, e desculpa mais uma vez pela ausência... Beijão meus amores!!!

                                                              Matéria Filosofia, 2º ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo